Brasil Pro Cycling Team

Brasil Pro Cycling

Medalhista paralímpico Lauro Chaman é um dos reforços da equipe para 2017

Lauro Chaman. (Foto: Luis Claudio Antunes/Bike76)

Lauro Chaman. (Foto: Luis Claudio Antunes/Bike76)

Lauro César Chaman, medalhista paraolímpico nos Jogos do Rio de Janeiro 2016, foi apresentado oficialmente, na segunda-feira (5), como o novo reforço da equipe Funvic, de São José dos Campos, para a temporada 2017.

Laurinho, como é conhecido pelos amigos, iniciou sua carreira em 2004, na equipe de Araraquara, depois de enfrentar várias cirurgias para corrigir um problema em seu pé esquerdo. Ele nasceu com uma má formação, chamado cientificamente de “pé torto congênito”. Com cirurgias, o problema foi superado. Ele tem a perna esquerda um pouco mais fina e pé o pé esquerdo um pouco menor (calça 41 na perna direita e 36 na esquerda), mas isso, nunca foi problema para o brasileiro, muito pelo contrário, o tornou um dos grandes nomes do esporte no Brasil.

Depois de iniciar sua carreira em 2004, Laurinho fez sua estreia na Seleção Brasileira em 2009, no Mundial de Paraciclismo da Itália e, de lá para cá, não parou mais de representar seu país mundo afora e os resultados também não demoraram para aparecer.

Laurinho se apresentou na segunda-feira, na sede da equipe de São José dos Campos. (Foto: Luis Claudio Antunes/Bike76)

Laurinho se apresentou na segunda-feira, na sede da equipe de São José dos Campos. (Foto: Luis Claudio Antunes/Bike76)

Em 2010, foi vice-campeão mundial de estrada e também de crono, no Canadá. Outros resultados foram surgindo, destacando aqui os de maior relevância, como o vice-campeonato de estrada em 2014 e o segundo lugar na etapa da Copa do Mundo de 2015, na Alemanha. Ainda em 2015, fez bonito no Parapan de Toronto, no Canadá, conquistando a medalha de ouro na prova de estrada e também na crono. No ciclismo de pista do Parapan, terminou em segundo lugar na prova de perseguição individual.

Mas o destino reservava ainda mais sucesso para o araraquarense. Convocado para representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos, Laurinho fez bonito e conquistou duas medalhas, uma de bronze na crono e uma de prata na prova de estrada, resultado inédito até então para o país em uma competição deste porte. Ainda em 2016, venceu a prova de estrada e contrarrelógio da Copa do Mundo, na Bélgica.
Superação, dedicação e sucesso, assim pode-se definir a carreira do ciclista, que nesta temporada defendia a equipe Memorial/Santos e chega para mostrar seu trabalho e talento na equipe de São José dos Campos.

“Estou muito feliz com essa oportunidade, queria agradecer a todos e ao Kid [Benedito Tadeu Júnior] pela oportunidade de estar na Funvic. Vou ajudar meus companheiros para que tenhamos uma grande temporada em 2017. Mais uma vez, obrigado pela oportunidade”, disse Lauro Chaman, que nesta terça-feira, fez um treino na região entre Pindamonhangaba e Campos do Jordão, local onde a equipe realiza a maioria de suas preparações durante a temporada.

Patrocinadores: Soul Cycles, Funvic e Prefeitura de São José dos Campos

Apoios: Rudy Project, Mauro Ribeiro Sports, Meias Young, Fastcycle, Hidrotabs, Glicofast, Logos Design e Bike76.com

1 Comentário

  1. Elton denal - 2 de fevereiro de 2017 9:15

    Parabéns Lauro você merece,dedicação e perseverança igual nunca vi!

    Responder

Deixe um comentário

novo