Brasil Pro Cycling Team

Breno Sidoti – nutricionista

Breno Sidotti

Nome: Breno França Sidoti
Função: Nutricionista
Formação: Nutrição pela UNITAU
Pós-graduação: Nutrição Esportiva pela Universidade Metodista de Piracicaba

Um pouco de história do ex-ciclista e agora nutricionista
    Por Luis Claudio Antunes

Com uma história de vitórias na Funvic Soul Cycles & Carrefour, Breno França Sidoti, retorna a equipe de São José dos Campos, agora como nutricionista.

Sidoti competiu pela equipe por algumas temporadas e conquistou diversas vitórias. Em 2011, ganhou a Copa América de Ciclismo, no Autódromo de Interlagos em São Paulo. Esta foi uma das muitas vitórias brilhantes do ciclista pela equipe joseense.

Em 2012, Breno foi diagnosticado com uma doença no cérebro. Foi uma longa batalha pela vida e um longo processo de recuperação. Em 2014, voltou a competir, ainda pela equipe e depois transferiu-se para ‘outra casa’.

Mesmo com compromissos e treinos diários no ciclismo, Breno Sidoti preparava-se para alçar novos voos. Começou a cursar a um curso universitário de Nutrição na Unitau (Universidade de Taubaté), formando-se em 2012.

Sua paixão pelo esporte o levou a fazer uma pós-graduação em Nutrição Esportiva, na Universidade Metodista de Piracicaba. O trabalho de conclusão teve como tema “Consumo de suplementos e riscos associados ao uso sem orientação”. O curso foi finalizado em 2015.

Em um primeiro momento, todos os ciclistas da equipe irão passar por uma avaliação pelo nutricionista. (Foto: Luis Claudio Antunes/Bike76)

Nos últimos anos, Sidoti vem trabalhando com alguns atletas de forma individual. “Quando recebi o convite fiquei muito feliz. É uma chance para eu voltar a trabalhar com amigos, pode conviver novamente neste meio que eu vivi minha vida inteira, poder ajudar eles a conquistarem bons resultados. Fiquei emocionado”, comenta o nutricionista, que ainda participa de provas como ciclista, mas que agora tem na Nutrição a sua maior ambição.

O trabalho com a equipe começou na quarta-feira (10). Neste primeiro momento, todos os ciclistas irão passar por uma avaliação individual. A ideia é que cada um dos atletas tenha seu plano alimentar. “Também vou planejar o cardápio do alojamento, com uma alimentação saudável e adequada para as atividades de treinamento realizadas quando eles estão aqui. Isso fará com que tenham bom desempenho e rápida recuperação e assim cheguem 100% nas competições”, afirmou Sidoti.

O técnico da equipe de São José dos Campos, Benedito Tadeu Júnior “Kid”, destacou a importância de um nutricionista para a equipe.”Estamos sempre em busca de melhorias para nossa equipe. Nosso objetivo é proporcionar uma alimentação mais saudável e de acordo com a necessidade dos ciclistas, por isso a contratação de um nutricionista”, afirmou.

Kid também falou sobre a satisfação de trabalhar novamente com Breno Sidoti.”O Breno tem um grande passado na equipe e ele é uma ótima pessoa. Tenho certeza que iremos colher bons frutos neste seu retorno a equipe Funvic Soul Cycles & Carrefour”, finalizou o técnico.