Antônio Fernando Prestes Garnero, da equipe de São José dos Campos (Funvic/Marcondes César/Cannondale/Gelog/BrasilInvest) , é novo campeão brasileiro de ciclismo de Estrada. O título foi conquistado no domingo (29) em prova realizada no parque Damha, em São Carlos.
Numa prova disputadíssima, com muitas fugas, Garnero e Roberto Silva “Betinho”, estiveram em uma fuga nas últimas voltas junto com o atleta Thiago Nardin, de Ribeirão Preto.
Os três se revezaram e foram até o final, abrindo grande diferença para o pelotão. Na última volta, Antônio Garnero atacou na subida e deixou os dois companheiros de fuga para trás e cruzou a linha de chegada sozinho, completando os 187 km com o tempo de 4h41min57seg, com uma velocidade média de 39,793 km/h.
“Estava me sentindo bem e junto com o Betinho [Roberto Silva], nós conseguimos impor um ritmo forte. Sabíamos que se viesse para o sprint, o Betinho vencia. Mas na última volta, eu ataquei na subida e vim sozinho e assim consegui conquistar o meu primeiro título no Brasileiro”, disse o campeão Antônio Garnero.
O segundo lugar ficou com seu companheiro de equipe, Roberto Pinheiro da Silva, que terminou a prova em 4h43min15. Thiago Duarte Nardin, da equipe de Ribeirão Preto, ficou com o terceiro lugar.
“Foi uma grande prova do Antônio. Ele treinou muito para isso e hoje mostrou, logo no começo, que poderia ser campeão. Ele esteve em todas as fugas, ajudou os companheiros quando foi preciso e o resultado foi merecido. O Betinho, que esteve na fuga com ele, também estava muito bem e se viesse para o sprint, ele seria o campeão. Então, parabéns para eles e parabéns para toda a nossa equipe, que soube trabalhar muito bem, mostrando uma grande união e um grande empenho, para que a camisa de campeão brasileiro fosse para São José dos Campos”, disse o técnico Benedito Tadeu Júnior, o Kid.
Além do campeão e do vice-campeão brasileiro na Elite do ciclismo nacional, a equipe de São José dos Campos, ainda teve o jovem André Almeida, como vice-campeão na categoria Sub23.
Com as provas do domingo, a equipe de São José dos Campos, volta de São Carlos com um resultado expressivo conquistado nesta edição do Campeonato Brasileiro, que começou à ser construído na sexta-feira, dia 27, com o título brasileiro de contrarrelógio conquistado por Pedro Nicácio.
No sábado (28), Luciene Ferreira da Silva, ficou com o terceiro lugar na prova de Estrada feminina. E, no encerramento da competição, mais três pódio, com Antônio Garnero, Roberto Silva e André Almeida.
Com o fim do Brasileiro e a sensação de dever cumprido, a equipe não terá nem tempo para descansar. Na próxima quarta-feira, os atletas já seguem para defender a cidade nos Jogos Regionais de Caraguatatuba, onde as provas do ciclismo terão início no dia 3.
No dia 9, a equipe terá pela frente a tradicional Prova Ciclística 9 de Julho, que será realizada este ano em Indaiatuba. Ainda em julho, no dia 20, irá disputar a 5ª etapa da Copa Rio de Janeiro de Ciclismo, em Itaipava. Estes serão os compromissos nacionais da equipe.
No dia 28 de julho, a equipe embarca para os Estados Unidos, onde irá disputar a edição 2014 do Tour de Utah, competição que acontecerá entre os dias 4 e 10 de agosto.
Patrocinadores da equipe: Prefeitura de São José dos Campos, através do FADENP, FAPI/FUNVIC, Construtora Marcondes César, Cannondale, Grupo Gelog, BrasilInvest, Amazoo Açaí, Kenda e Churrascaria Gramado.
Apoios da equipe: Fizik, Rudy Project, DMT, DKS Bikes, GU Energy Brasil, Fastcycle, Rodas VZan, Mauro Ribeiro Sports e PortalR3.