O Team Funvic Pindamonhangaba (BrasilInvest/Marcondes César/Caloi/Gelog) estreiou na temporada 2013 com duas grandes vitórias. No primeiro compromisso do ano, o time pindamonhangabense foi até o Rio de Janeiro, onde disputou na manhã deste domingo (6), a Copa América de Ciclismo, prova que chegou a sua 12ª edição e que abriu o calendário de provas da modalidade no país. Disputada no Aterro do Flamengo, a competição contou com a presença de várias equipes do Brasil e também algumas do exterior.
E a estreia da equipe na temporada não poderia ser melhor. Foram duas grandes vitórias, uma no masculino e outra no feminino.
Chamorro conquista o tricampeonato na prova
Composto pelos atletas Nilceu Santos; Roberto Silva; Magno Nazaret; Alexandre Manarelli; Breno Sidoti; Flávio Santos e Ramiro Cabrera, Pindamonhangaba dominou de ponta-a-ponta nos mais de 110 km de prova e o resultado foi três atletas no pódio.
Sempre encabeçando o pelotão, o Team Funvic conseguiu controlar todas as fugas. Em uma destas fugas, faltando duas voltas para o final, Breno Sidotti e Alexandre Manarelli, ambos de Pindamonhangaba, abriram uma boa vantagem para o pelotão e a fuga só foi neutralizada já na metade da última volta.
Com um pelotão compacto, a chegada ficou para os sprintistas e Pindamonhangaba colocou três entre os cincos primeiros colocados.
Em uma grande arrancada, Francisco Chamorro, que fez sua estreia pela Funvic Pindamonhangaba, bateu seu companheiro de equipe Nilceu Santos, e conquistou mais uma vitória na prova, sagrando-se assim, tricampeão da Copa América. Ele já havia vencido em 2009 e 2012.
Com isso, o pódio ainda teve Nilceu Santos, que ficou com o segundo lugar e Roberto Silva, que cruzou a linha de chegada na quarta colocação.
Feminino tem chegada emocionante
No femininino, o quarteto de Pindamonhangaba, formado por Luciene Ferreira, Camila Coelho, Fernanda Souza e Valquiria Pardial, fez bonito e colocou duas atletas no pódio, entre elas a campeã.
A prova foi disputada em um circuito de pouco mais de 12 km, onde o pelotão feminino deu três voltas. A chegada foi emocionante. Numa grande disputa entre Luciene Ferreira e Clemilda Fernandes, a atleta de Pindamonhangaba cruzou a linha de chegada em primeiro, mas a chegada foi tão disputada que somente no foto-finish, pode-se ver a campeã.
Ao cruzar a linha, Clemilda Fernandes comemorou muito achando que teria vencido, mas na confirmação do foto-finish, Luciene Ferreira foi confirmada como campeã. Com isso, a atleta de Pindamonhangaba chega a seu segundo título na Copa América. Ela que é a atual campeã brasileira, já havia vencido esta prova em 2010.
Sua companheira de equipe, Valquiria Pardial, que era a atual campeã da prova, também subiu ao pódio no terceiro lugar.
“Foi uma chegada muito disputada e eu achei que tinha vencido, mas achei melhor esperar a confirmação para comemorar”, disse Luciene Ferreira.
Muito feliz com o resultado, o técnico elogiou Pindamonhangaba. “Neste momento nos resta agradecer, principalmente a prefeitura de Pindamonhangaba que tem nos dado total apoio nestes anos todos e também aos nossos patrocinadores. Sabiamos que tinhamos chances reais de vencer, mas a corrida só se ganha depois de cruzar a linha de chegada e hoje cruzamos por duas vezes esta linha em primeiro lugar. Parabéns ao Chamorro, parabéns a Luciene e parabéns a todo o nosso grupo, estou muito feliz”, disse emocionado Benedito Tadeu “Kid”.
• • • • • •
Patrocinadores da equipe: Prefeitura de Pindamonhangaba, através da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer de Pindamonhangaba, FAPI/FUNVIC, Brasil Invest, Construtora Marcondes César, Caloi, Gelog, Shimando, Amazoo Açaí, ValGroup, BT Bodytech, Kenda, JKS e Churrascaria Gramado.
Apoios da equipe: DKS Bikes, Depósito São Caetano, Colégio Construtor, Muvuca Lanches, Mauro Ribeiro Sports, VIP Veículos e site PortalR3.com.br
2 respostas para “Equipe confirma favoritismo e fatura títulos na Copa América de Ciclismo”
Parabéns a todos de Pinda, graças também a você a febre de bicicletas esta tomando conta da cidade, seja de Speed ou MTB como é o meu caso.
Abraços
Não consigo entender o pq do Chamorro não ir pro ProTour.