Após seis dias de competições, a equipe de ciclismo de São José dos Campos (Funvic/Marcondes César/Cannondale/Gelog/BrasilInvest) confirmou o seu favoritismo e sagrou-se campeã dos Jogos Abertos do Interior, que estão acontecendo em Bauru.
A equipe comandada pelo técnico Benedito Júnior, o Kid, e pelo auxiliar técnico Francisco Manzo, ficou com o primeiro lugar no masculino e também no feminino, com ampla vantagem sobre as demais concorrentes da 1ª Divisão dos Abertos.
No masculino, a equipe foi a campeã 64 pontos, 22,5 pontos a mais que a cidade de Santos, que terminou com 41,5 e ocupou o segundo lugar no pódio. O terceiro lugar foi para Rio Claro, com 33 pontos.
No feminino, o domínio joseense foi infinitamente maior. Com 93,5 pontos, as meninas de São José dos Campos conquistaram o primeiro lugar na geral deixando Santos em segundo com 44 pontos e Jacareí em terceiro, com 26 pontos.
“Como eu já havia dito, nós fizemos uma preparação forte para os Jogos Abertos, pois nossa meta era repetir o feito de 2013, ou seja conquistar novamente os dois títulos [feminino e masculino] e deu certo. Agradeço ao empenho de todos os atletas, integrantes da comissão técnica e, principalmente, aos patrocinadores e a prefeitura de São José dos Campos, pela confiança e apoio em nosso trabalho”, disse o técnico Kid.
CONQUISTAS DA EQUIPE NOS ABERTOS
Os títulos de São José dos Campos começaram a ser conquistados na quarta-feira (19), na prova de Velocidade Olímpica, onde o trio composto por Francisco Chamorro, Salomão Ferreira e Carlos Bueno, conquistou a medalha de ouro. Ainda na Velocidade Olímpica, Luciene Ferreira e Sumaya Ali Ribeiro, faturam a medalha de prata.
No dia seguinte, foi a vez da cidade fazer uma dobradinha no lugar mais alto do pódio. Salomão Ferreira e Sumaya Ali Ribeiro, não deram chances às adversárias e conquistaram a medalha de ouro na prova de Velocidade Individual.
Na sexta-feira (21), houve a disputa da prova de Critério por Eliminação e Pontos. No masculino, Otávio Bulgarelli conquistou a medalha de bronze. No feminino, medalha de ouro para São José dos Campos. Fernanda Souza não deu chances para as adversárias e marcou seu nome da história da prova. O pódio ainda teve Luciene Ferreira da Silva, com a medalha de bronze.
Já no sábado (22), aconteceu a prova de Resistência para homens e mulheres. O grande destaque do dia e que ficou com a medalha de ouro, foi André de Souza Almeida, de São José dos Campos, que cruzou a linha de chegada sozinho para comemorar mais uma vitória em sua carreira.
Com o fim das provas de estrada, restaram apenas as provas de MTB e BMX. Com ampla vantagem sobre as demais cidades concorrentes, São José dos Campos disputou as provas de MTB no domingo (23), obtendo um sexto lugar com Renato Ruiz.
O ciclismo encerrou sua participação nos Abertos na prova de BMX, realizada na segunda-feira (24), com três medalhas no feminino, conquistado por Bianca Ijano Quinnalha (ouro); Priscila Andreia Carnaval (prata) e Letícia Martins Alves Pereira (bronze), comemorando assim mais uma vez o título do ciclismo nos Jogos Abertos.
Patrocinadores da equipe: Prefeitura de São José dos Campos, através do FADENP, FAPI/FUNVIC, Construtora Marcondes César, Cannondale, Grupo Gelog, BrasilInvest, Amazoo Açaí, Kenda e Churrascaria Gramado.
Apoios da equipe: Fizik, Rudy Project, DMT, DKS Bikes, GU Energy Brasil, Fastcycle, Rodas VZan, Mauro Ribeiro Sports e PortalR3.