Neste domingo, dia 26 de junho, acontecerá a prova de Resistência do Campeonato Brasileiro de Ciclismo 2016. A disputa, prevista inicialmente para acontecer por estradas da região, foi alterada e agora será realizada em um circuito próximo a um complexo industrial da cidade catarinense.
Segundo João Carlos Andrade, presidente da Federação Catarinense de Ciclismo, a mudança foi necessária devido à falta de efetivo da Polícia Rodoviária Estadual para acompanhar a competição. Tal situação foi apresentada às equipes no Congresso Técnico, no início da noite do dia 23 de junho, um dia antes do início do Brasileiro.
O circuito, montado as pressas para receber as provas de Resistência, tem 15 quilômetros de extensão. Neste sábado, dia 25 de junho, houve a prova feminina. Durante a competição, o diretor da Funvic Soul Cycles & Carrefour, de São José dos Campos, percorreu de bicicleta, todo o percurso e o considerou perigoso e de baixa qualidade para receber uma prova tão importante quanto a que definirá o campeão brasileiro de 2016.
“O circuito é todo irregular, com muitos buracos e tachões, curvas acentuadas e, hoje, o trânsito estava liberado parcialmente, deixando tudo muito perigoso. Fazer uma prova num percurso como este é muito arriscado, estamos falando da segurança dos nossos ciclistas”, enfatiza Benedito Tadeu Júnior, o Kid.
O técnico também se posicionou sobre a mudança do percurso. “Sabemos das alegações e porque foi necessário mudar, mas nós preparamos nossos atletas para uma prova de estrada, treinamos muito nas montanhas, agora tudo é mudado um dia antes da competição, para um circuito perigoso e com um piso [asfalto] de péssima qualidade, isso tira todo o brilho da competição e ainda prejudica todo um trabalho” disse.
A prova de Resistência está marcada para ter início às 10 horas deste domingo. Serão 15 voltas no circuito, totalizando 180 km.
3 respostas para “Equipe se posiciona sobre a mudança do percurso para o Brasileiro de Estrada”
A organização tem um ano pra vê isso , e encima da hora muda o percurso, falta de respeito com os atletas. Para o ciclismo crescer primeiramente termos que respeitar o nosso esporte e levar com seriedade as nossas responsabilidades , chega de jeitinho brasileiro temos que ser profissional em tudo
Isso é o Brasil, pais que so pensa no futebol, se fosse um jogo o batalhão inteiro estava de plantão…. Hehehe fazer oque né….
Nosso país necessita urgente de um avanço em todos os esportes, no ciclismo que acompanho e pratico como amador noto o verdadeiro descaso.
Possuímos ótimos locais para provas de estrada, necessário se dá um trabalho de marketing para que atraia mais divulgação, patrocínios .