Erika Gramiscelli é vice-campeã e melhor brasileira da 1ª etapa da CIMTB


Enlameada, Gramiscelli comemora 2º lugar na prova de XCO. (Foto: Luis Claudio Antune/Bike76.com)
Enlameada, Gramiscelli comemora 2º lugar na prova de XCO. (Foto: Luis Claudio Antune/Bike76.com)

O Mountain Bike da Funvic Soul Cycling Team, de São José dos Campos, estreou com o pé direito na temporada 2015. No última final de semana, os atletas da equipe participaram da 1ª etapa da Copa Internacional de MTB, em Araxá (MG), que este ano foi disputada no formato SHC (Hors Class), realizada em três dias com três diferentes provas.

O grande destaque da equipe foi Erika Gramiscelli. A mineira de 31 anos sagrou-se vice-campeã geral da competição, considerada uma das mais importantes do calendário nacional, sendo também a melhor brasileira desta 1ª etapa da CIMTB.

Atleta carrega a bike em trecho da pista de XCO. (Foto: Luis Claudio Antunes/Bike76.com)
Atleta carrega a bike em trecho da pista de XCO. (Foto: Luis Claudio Antunes/Bike76.com)

O segundo lugar na geral da atleta Funvic Soul Cycling Team começou a ser conquistado no primeiro dia, quando foi realiza a prova de contrarrelógio (XCT), onde terminou na quarta posição. Já no segundo dia, Ericka Gramiscelli conseguiu melhorar sua atuação e conquistou o terceiro lugar entre as participantes no short track – pista curta (XCC).

Mas a atuação espetacular seria no encerramento da competição, na prova de XCO. Com a prova sendo realizada na tarde do domingo (8), o grande destaque foi a chuva forte que caiu na segunda das cinco voltas previstas para o feminino.

Até então, um grupo de cinco atletas liderava a prova. A mexicana Daniela Campuzano, conseguiu abrir uma pequena vantagem das demais e a manteve. Com a chuva, lama e terreno escorregadio, foi a vez da atleta da Soul impor seu ritmo e talento nato naquela situação.

Pódio geral feminino. (Foto: Luis Claudio Antunes/Bike76.com)
Pódio geral feminino. (Foto: Luis Claudio Antunes/Bike76.com)

Com isso, chegou a segunda posição e conseguiu abrir também alguns segundos de vantagem sobre as demais atletas. Pela quantidade de chuva e raios que atingia o local, a organização resolveu encerrar a prova na terceira volta. Erika terminou em segundo lugar, atrás apenas da mexicana.

Com o grande desempenho na prova de XCO, Erika ultrapassou Raiza Goulão (Specialized) e garantiu o vice-campeonato geral da 20ª Copa Internacional de MTB.

“Disputamos um evento extraordinário e que merecia mesmo essa pontuação, a maior da América Latina. Para nós, que estamos disputando uma seletiva olímpica, é muito importante contar com uma prova deste porte no nosso País”, afirmou. “Estou feliz demais com esse resultado, com meu crescimento ao longo da competição. Estou de equipe nova, equipamento novo e expectativas novas. Vou me preparar para o Pan e seguir no projeto olímpico”, completou Erika Gramiscelli, da Funvic Soul Cycling Team.

CATEGORIA PNE: Outro destaque da Soul Cycles em Araxá foi o paratleta Jefferson Ricardo Spimpolo. Ele sagrou-se campeão da categoria PNE (Portadores de Necessidades Especiais), realizada no domingo (8), antes da categoria Elite.

Patrocinadores: Soul Cyles, FUNVIC e prefeitura de São José dos Campos

Apoios: Rudy Project, Fastcycle, Mauro Ribeiro Sports, Logos Design e Bike76.com

,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *